Durante os desfiles e bloquinhos tudo que os foliões desejam é aproveitar ao máximo e não perder um minuto de alegria. Neste período, com todos os eventos geralmente lotados, os consumidores procuram lugares menos vazios e com facilidades durante a compra, principalmente na hora do pagamento. Com isso, é importante que bares, lanchonetes, comerciantes e lojas ofereçam um serviço de qualidade e se atentem às novas tendências e tecnologias para atrair os clientes.
Pensando nisso, o especialista Marcus Linhares, CEO da fintech BIPP, plataforma que oferece serviços de pagamento digitais para pequenas e médias empresas, listou algumas tendências que devem ficar no radar dos comerciantes para que tenham sucesso de vendas durante o carnaval. Confira:
O Pix chegou é uma das ferramentas mais rápidas e práticas para fazer e receber pagamentos. Na primeira semana de janeiro, entraram em vigor as novas regras do Banco Central para facilitar e garantir ainda mais segurança nas transações por meio da solução. Entre as novidades estão os novos limites e horários para as transferências, aumento nos valores disponíveis no Pix saque e troco e fim do limite para transferências a contas jurídicas. “As pessoas cada vez mais estão pagando por meio da carteira digital e deixando de lado o dinheiro em espécie. Portanto, crie uma chave Pix para seu negócio ou disponibilize uma imagem com o QR Code para garantir a venda”, comenta Linhares.
Esse modelo de pagamento, sem dúvidas, foi um dos temas mais comentados nos últimos anos e negócios que oferecem este tipo de tecnologia tendem a se aproximar ainda mais dos novos hábitos dos clientes. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), afirmou que o pagamento por aproximação aumentou 540,7% no primeiro semestre de 2021. “No último ano, o sistema de carteiras digitais, ou e-wallets, ganhou espaço na vida dos brasileiros, que enxergaram a facilidade de pagar com seus smartphones ou relógios inteligentes. Uma pesquisa da Serasa Experian mostrou que 67% dos entrevistados usaram carteiras digitais nos últimos seis meses de 2022, dado que confirma uma potencial popularização do recurso no Brasil”, explica Marcus.
Essa forma de pagamento traz a facilidade de apenas aproximar a câmera do celular e realizar sua transferência é o diferencial que muitos negócios estão empenhados em proporcionar. A tendência é que essa forma de pagamento se popularize ainda mais em 2023.
Links de pagamento podem garantir uma boa experiência ao cliente: Para quem vende pelo WhatsApp ou por outras redes sociais, o link de pagamento é uma alternativa rápida de envio. Ele pode ser encaminhado por mensagem direta nos aplicativos, SMS e e-mail. Os links dão aos clientes o poder de decisão sobre a melhor maneira de pagar por um produto ou serviço. “Uma das primeiras dicas para fidelizar um cliente é deixar ele à vontade dentro das suas escolhas de compra, e isso cabe na hora do pagamento também. Os links são uma ótima opção para deixar a clientela decidir se deseja pagar por cartão de crédito, débito, Pix ou dinheiro. Essa liberdade garante uma ótima experiência”, explica o especialista.
“Para garantir o sucesso de vendas no carnaval, é preciso entender as necessidades de ambas as partes, tanto do consumidor quanto do vendedor. A facilidade de pagar por um produto ou serviço é um aspecto central na boa jornada do cliente. Portanto, o nível de satisfação dos consumidores está diretamente ligado ao fato de o seu negócio estar ou não conectado com as novidades do setor”, afirma o CEO da fintech BIPP.