Tem golpe novo na praça: um grupo de cibercriminosos criou um novo malware capaz de infectar maquininhas e comprometer pagamentos feitos no cartão de crédito e no cartão de débito.
O novo golpe simula que a transação foi bloqueada durante o pagamento por aproximação (sejam eles feitos com cartão ou com carteiras digitais) e, por isso, o cliente é obrigado a inserir o cartão na maquininha e digitar a senha para concluir a transação. É nesse momento que os dados da vítima são copiados, permitindo que o cartão dela seja clonado.
Abaixo, entenda mais sobre o golpe do bloqueio de pagamento por aproximação e veja como se proteger.
O alerta do novo golpe de cartão de crédito foi feito pela empresa de segurança digital Kaspersky. Segundo a empresa, no momento em que o cliente tenta pagar por aproximação, a maquininha infectada exibe a mensagem “ERRO APROXIMACAO INSIRA O CARTAO“. Nessa modalidade de golpe, até os cartões com chip e senha estão sob risco.
Para infectar as maquininhas, em geral os criminosos se passam pelas empresas que prestam serviços de pagamento para enganar lojistas. Eles entram em contato dizendo que a maquininha do estabelecimento precisa de reparos e que é necessário fazer uma atualização do sistema por um link. Ao clicar no link, o lojista deixa sua maquininha exposta e o grupo instala o vírus que dá acesso remoto a ela.
Pagamentos por aproximação são considerados seguros, pois cada transação é única – sempre que você encosta o cartão, o celular ou o smartwatch para pagar uma compra, um identificador é gerado automaticamente. Ele inutiliza os seus dados bancários caso ele seja copiado.
O novo golpe ataca justamente essa camada de segurança, já que os clientes são obrigados a pagar do jeito “tradicional”: inserindo o cartão de crédito na maquininha e digitando a senha para concluir a transação. Neste momento os dados do cartão e senha são copiados pelo vírus que está instalado.
A melhor maneira de se proteger do golpe do cartão de crédito é usando outra forma de pagamento: caso você identifique uma mensagem suspeita na maquininha do estabelecimento, verifique se o lojista aceita pagamentos via Pix ou use dinheiro.
No caso dos lojistas, a melhor coisa a se fazer é prestar bastante atenção em mensagens e e-mails que surgem de repente. Antes de clicar em qualquer link ou baixar qualquer arquivo, certifique-se de que a pessoa que entrou em contato é mesmo uma funcionária da empresa de maquininhas. Na dúvida, fale com a prestadora de serviços e verifique se aquela operação é mesmo comum ou se há algo de errado.
Outra coisa importante é usar um antivírus na máquina de trabalho da sua empresa, além de mantê-lo atualizado. Os antivírus são capazes de identificar malwares que podem prejudicar o seu sistema e comprometer pagamentos.
Fonte: Nubank